Audiência debate a importância de políticas públicas e acessibilidade à população surda do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu a primeira audiência pública com Libras (Língua Brasileira de Sinais) como principal forma de comunicação entre os participantes. Com o tema “Políticas Públicas para a População Surda do Paraná”...
POLITICA
5/20/20251 min read


A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu a primeira audiência pública com Libras (Língua Brasileira de Sinais) como principal forma de comunicação entre os participantes. Com o tema “Políticas Públicas para a População Surda do Paraná”, o evento ocorreu nesta segunda-feira (19), no Auditório Legislativo da Casa de Leis. Promovido pelo deputado Goura (PDT), ele teve como objetivos debater a valorização da cultura surda, a formação de intérpretes, o acesso ao trabalho, o fomento à arte e para propor a criação de políticas intersetoriais que garantam os direitos da comunidade surda no estado.
Presidente da Comissão de pessoas com Deficiência da Assembleia, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), disse ser muito importante ouvir e colher as necessidades das pessoas com deficiência. “Luto há mais de 23 anos na causa da pessoa com deficiência, por isso é muito bom ouvir vocês, colher as suas demandas para podermos criar, aperfeiçoar e melhorar as políticas públicas a todas essas pessoas”, disse.
O vereador de Curitiba, Angelo Vanhoni (PT), falou da necessidade da expansão da língua de Libras nas escolas. “A língua de Libras e a inserção na sociedade tem que ser através da expansão da língua de Libras”, afirmou, ao mostrar que ainda “temos muito o que avançar”. Já o vereador de Curitiba, Marcos Vieira (PDT), disse que veio para ouvir e somar forças que visem construir políticas públicas à comunidade surda. “Queremos ouvir e somar forçar para criar e implementar políticas públicas revelantes aos surdos”.